sábado, 30 de agosto de 2008

Prefeitos podem consultar o resultado final do Ideb dos seus municípios relativo a 2007


INTERIOR - Os prefeitos já podem consultar o resultado final do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) relativo a 2007.
Os dados preliminares que haviam sido publicados em junho foram alterados pelos gestores que informaram ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) imprecisões nas informações que servem de base para o cálculo do Índice.
No Rio Grande do Norte, a média estadual para os anos iniciais do ensino fundamental ficou em 3,0, enquanto para os anos finais foi de 2,7, ambos superando as marcas anteriores de 2005 que era de 2,6 para as duas fases de ensino. Já no ensino médio, o IDEB não variou, permanecendo em 2,6 em relação a última avaliação.
O Ideb resulta da combinação dos seguintes componentes: taxa de aprovação e médias de desempenho da Prova Brasil e do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Em 2007 foi calculado para 49.718 escolas de 5.553 municípios.
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), houve alteração em apenas 0,3% dos municípios em relação às notas das escolas de séries iniciais do ensino fundamental. Nos anos finais, 0,4% dos municípios tiveram suas notas modificadas. As correções nos dados das escolas e municípios não alteraram a média nacional do Ideb, que é 4,2 para a 4ª série do ensino fundamental e 3,8 para a 8ª série.
Os resultados do Ideb permitem que os municípios acompanhem o processo de melhoria da qualidade de ensino e orientam o MEC na distribuição de verbas para a educação e no direcionamento de políticas públicas educacionais nacionais como, por exemplo, o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).

Fonte: jornal o Mossoroense

Nenhum comentário: